Notícias - Detalhe
Reposto desconto nos transportes para estudantesReposto desconto nos transportes para estudantes

Acaba de entrar e em vigor o desconto de 25 por cento nos passes de transportes públicos para todas as pessoas com 23 anos ou menos que frequentem o Ensino Superior. Trata-se da reposição de um benefício que foi abolido em 2012, mas que agora volta a abranger toda a população estudantil, independentemente da situação económica da família.

Nas duas maiores cidades do país, a nova portaria publicada em Diário da República significa reduções significativas. Assim, em Lisboa,  um passe Navegante Urbano, válido para a Carris, o Metro e a CP, passa a custar 27,15 euros para os estudantes abrangidos, face à tarifa geral de 36,20 euros. Já um Navegante Rede, que abrange paragens fora da primeira coroa tarifária, passa a custar 32 euros, contra um preço inteiro de 42,65 euros.

No Porto, os passes Andante nas categorias Sub23, estudante, júnior e sénior já tinham uma redução de preço de 25 por cento. Um Z2, que, por exemplo, permite andar nos autocarros STCP, no Metro e na CP nas principais zonas do centro da cidade, tem um custo de 22,75 euros para os estudantes abrangidos, contra o preço inteiro de 30,30 euros.